Tratamento de Papada

Este assunto é muito interessante e a maioria das mulheres está de alguma forma descontente com o seu contorno facial inferior por causa da famosa “Papada”.
Ela ocorre devido à flacidez e acúmulo de gordura nessa região.
Pode estar associada ao aumento do peso, ao envelhecimento, à fatores genéticos e aos formatos do queixo também.

A papada pode ser devido a um ou mais fatores associados.

– Acúmulo de gordura: Bastante comum em pacientes jovens que estão acima do peso, é ocasionada pelo acúmulo de gordura na região abaixo do queixo (submentoniana).
Esse tipo de papada pode ser tratado com a aplicação de ácido deoxicólico (lipo enzimática) ou lipoaspiração, conforme a quantidade de gordura e a indicação médica para o seu caso.

– Flacidez de pele: Associada ao processo de envelhecimento, com a perda de colágeno e o descenso das estruturas faciais. Mais evidentes em pacientes magras e com flacidez acentuada. Neste caso podemos utilizar os bioestimuladores de colágeno injetáveis, como Sculptra, Radiesse e Crystalys e / ou o Ultrassom Microfocado (Ultraction, Ultraformer).
O melhor resultado é atingido com o tratamento combinado.

– Causa anatômica: Um queixo curto (retrognata) pode causar visualmente a impressão de duplo queixo sem existir objetivamente gordura ou flacidez na região. Essa é uma característica facial da pessoa, ela já nasceu assim. Nesses casos a solução é aumentar o queixo, o projetando para a frente para criar uma harmonia facial e ficar visível a transição entre o mento (queixo) e a região abaixo dele (região submentoniana). Fazemos isso através do preenchimento com ácido hialurônico.

– Causas mistas: A papada mais comum é a papada mista, composta de gordura e flacidez.
Nesses casos o tratamento combinado com aplicação do ácido deoxicólico associado ao ultrassom microfocado é a melhor escolha.
O tratamento é feito em média com 3 a 8 sessões de aplicação de ácido deoxicólico, com intervalos de 30 dias e 3 a 4 sessões do ultrassom microfocado, também neste mesmo intervalo. Cada paciente responde de forma diferente, então o número de sessões necessárias pode ser maior do que o planejado.

Como funciona o ácido deóxicólico?

É uma enzima que quebra a célula de gordura, o adipócito. A célula de gordura que morreu não volta mais, somente se você engordar.
O procedimento é indolor na aplicação pois tem na sua diluição lidocaína (anestésico), é feito em consultório e muito rápido, em média 15 minutos.
Após a aplicação pode surgir vermelhidão e dor local, consequente ao processo inflamatório causado pela quebra das células de gordura, mas facilmente resolvido com analgésicos e anti-inflamatórios.

Como funciona o Ultrassom Microfocado?

Comercialmente conhecido como Ultraformer ou Ultraction, esse aparelho provoca uma coagulação profunda dos tecidos gerando quebra de gordura e melhora da flacidez através da retração dos tecidos e do estímulo de colágeno. Superficialmente, na pele, não aparecem lesões, as vezes discreta vermelhidão que melhora em poucas horas. A aplicação pode ser discretamente dolorosa, com percepção de “choquinhos” no local.

Após o procedimento você pode sentir uma sensação discreta de dolorimento ou pressão na região. Pode voltar às suas atividade normalmente no mesmo dia. Existem outros tratamentos que podem ser propostos para a sua papada, mas isso varia conforme cada anatomia. Venha fazer sua avaliação e seu tratamento personalizado.

Vamos marcar seu tratamento?

Clínica Solano
R. Ângelo La Porta, 53, Centro, sala 1005, 10° andar – Florianópolis/SC